Blog do Bernardo
/ Atualidades
Quando a vida ganha um novo sentido
Confira a coluna de novembro de 2024.

Ter o Dante nos braços me fez rever a vida, desde os meus primeiros anos. Me fez sentir medo do que ele ainda vai enfrentar, assim como eu enfrentei. Mas também me deu muita coragem para protegê-lo na medida certa, para que se torne um bom homem.
Nasci com flacidez nos braços, então não tinha muita força para realizar as atividades que uma criança costuma fazer. Lembro que minha mãe era frequentemente chamada no colégio para colocar meu braço de volta no lugar. Por ter pés chatos, meu pai teve a ideia de fazer um campinho no sítio que nossa família tinha no bairro Fortaleza. Ele acreditava que isso ajudaria a corrigir minha passada e, de quebra, me ensinaria a jogar futebol.
Sempre fui um menino muito quieto em sala de aula. Bonzinho, parceiro dos amigos, mas sofria com as implicâncias por conta da minha origem política. Minha mãe sempre me ensinou a não responder. Carrego essa resiliência até hoje, embora com uma dose um pouco mais leve. Afinal, também não sou obrigado a ouvir tudo calado.
O desenrolar da minha história me levou a assumir posições por conta própria, a romper o “cordão umbilical” mais de uma vez, para que eu pudesse ser visto como o comandante do meu próprio navio, sem comparações.
Quero que o Dante construa o próprio caminho. Menino bonito, saudável, com 3,885 kg e 53 cm de altura, já é o orgulho meu, de sua mãe, Rúbia, e de todos que enxergam nele o reflexo do nosso amor. Carinho que também chegou em inúmeras mensagens nas redes sociais, as quais faço questão de responder uma por uma. Se penso nele educado, continuo acreditando na importância da mesma educação que recebi.
Ele terá sua própria personalidade, suas próprias escolhas. O meu maior desejo é que ele seja feliz. Sendo assim, nós, seus pais, também seremos. Sempre procurei praticar o bem, e nunca imaginei que Deus me presentearia com uma joia tão preciosa.
O mundo em que o Dante nasce agora já não é o mesmo de quando eu nasci. É ilusão acreditar que o meu ou o dos meus antepassados foi melhor. Cada época teve seu tempo, sua ordem, sua tecnologia, que hoje avança em velocidade máxima. Ele não será diferente de outras crianças criadas nesse universo. O que farei quanto a isso será mostrar para ele o prazer da vida.
Por vezes, no corre do mundo que quis abraçar, deixei que a estafa tomasse conta e me fizesse esquecer inúmeras conquistas. Isso, que chamo de sequela, trouxe um branco momentâneo de memórias importantes. E, quando isso aconteceu, foram a fé e a família que me mantiveram firme.
Se antes eu já tinha motivos para seguir em minha jornada, agora tenho o mais importante de todos. Não consigo enxergar onde meus passos irão chegar, mas sei que não posso mais titubear no caminho. Agora, a responsabilidade por alguém que chegou ao mundo é minha, e por ele farei o que for preciso. Para sempre. Como é o significado do nome Dante: duradouro.