Blog do Bernardo
/ Leopoldina
No ritmo das baquetas
Confira a coluna de julho de 2022.

Quando redigi de próprio punho aquelas que seriam minhas propostas de mandato, uma delas era que aos sábados se abrissem as escolas para atividades culturais e esportivas realizadas por alunos e pais. Uma forma de se buscar o real sentido de família com o apoio da comunidade escolar.
No sábado, 23 de julho, tive a oportunidade de ser uma ferramenta para cumprir esse compromisso assumido. Conheci o comandante da fanfarra Vinícius Silva através do amigo, que também é músico, Derion Fajardo. A fé de ambos é inspiradora. Vinícius dá à luz ao que o projeto precisa para as crianças e adolescentes acreditarem num futuro melhor. É como uma válvula de escape par suas angústias e sofrimentos. Derion com seu jeito exigente tem um grande coração quando o tema é solidariedade e defender seus colegas músicos, não é à toa que é o presidente da Associação dos Músicos Leopoldinenses.
A política representa na minha vida causas como essa, é vocação, é transcendental como dizia Ulisses Guimarães. O que vi foram jovens de muito talento que através de suas baquetas ditam o ritmo de Leopoldina como um coração que bate. Tanto em músicas clássicas ou em músicas modernas o único sentimento é levar amor. Poder ouvir suas histórias através de suas músicas ou depoimentos me faz mais próximo de ajudá-los. É um requisito que considero para ser homem público.
Mais do que uma foto de ofício com os valores que foram destinados, o que importa mesmo é como aquele valor será revertido para aqueles alunos. Além de observar, acompanhar a forma como esses recursos vão impactar e melhorar a qualidade do ensino e dar melhor estrutura para a fanfarra sair. Com móveis novos os alunos terão mais conforto. Com instrumentos novos a banda produzirá um som mais limpo, além de ficar mais apresentável, podendo assim, valorizar mais o trabalho da equipe.
Para alguns que não enxergam a importância disso pode parecer pouca coisa, mas para quem tem aquilo como única fonte de entretenimento é muito importante. Não são todos que têm a chance de viajar para uma praia ou ir a um cinema. Na condição de vereador me coloco sempre à disposição de nossas escolas para estar colaborando. Fico feliz que a exemplo de muitas que visito, a Escola Municipal Osmar Lacerda França, sob a direção da Neuza e Vitória, está muito bem cuidada. É um ponto forte no governo do Prefeito Pedro Augusto contando com sua secretária de educação Lúcia Horta.
Sendo assim, fica a certeza absoluta de que no dia 7 de setembro em Leopoldina haverá um movimento de quem realmente sabe honrar a pátria com uma linda apresentação. Desde já, sucesso a todos!